Início

Forum- Princesa Pop, jogo de moda! Jogo de meninas e jogo para meninas

Tópico fechado

Páginas : 1

#1 12-03-2016, às 09h15

Rei do Fórum
Kensuke
Je suis un hôte indésirable dans votre forêt.
Mensagens: 10 950

//photo.princesapop.com/br/1/77/moy/61197.jpg
♥ Olá sejam bem vindos ao tutorial sobre RPG's e Fanfic's ♥

Tem dúvidas sobre como construir um RPG ou uma Fanfic de sucesso? Neste tópico irá encontrar breves explicações e dicas para o/a ajudar!


//photo.princesapop.com/br/1/78/moy/61899.jpg

RPG's: seu conteúdo e criação
Fan Fic's: seu conteúdo e criação


Lembre-se que este tópico é apenas um tutorial, para saber quais as regras obrigatórias numa RPG/Fanfic deve ler as Regras da seção


//photo.princesapop.com/br/1/76/moy/60652.jpg

Qualquer questão pode sempre contatar um moderador ♥

Obrigado pela atenção,
A Equipe do Princesa Pop



(Créditos & Agradecimentos: Elaboração e edição do texto por sangel e Syhana ; edições das imagens por sangel e Syhana; tópicos que nos inspiraram:  Amor Doce - RPG e Amor Doce - Fanfic)


https://i.imgur.com/bOvbxat.gif

Offline

#2 12-03-2016, às 09h17

Rei do Fórum
Kensuke
Je suis un hôte indésirable dans votre forêt.
Mensagens: 10 950

//photo.princesapop.com/br/1/78/moy/61902.jpg

Não sabe o que é um RPG?
Gostaria de fazer ou participar num?
Esclareça aqui as suas dúvidas!



//photo.princesapop.com/br/1/78/moy/61903.jpg
RPG é a abreviação do termo em inglês Role Playing Game, ou seja, um jogo de interpretação de Papéis. Trata-se de um jogo onde cada jogador inventa uma personagem e vive uma história criada por um narrador. Existem dois tipos de RPG:

O narrador (jogador que criou a RPG) cria a História, os ambientes e as situações pelas quais os jogadores devem passar, lançando cada situação aos poucos. Ou seja, após as falas e acções dos personagens dos jogadores o narrador decide quais serão os próximos acontecimentos ou cenários.

O narrador (jogador que criou a RPG) cria o ambiente e uma história base e deixa  que os jogadores interajam livremente com o cenário e entre si, interferindo apenas na aparição de personagens ou acontecimentos especiais.


//photo.princesapop.com/br/1/78/moy/61904.jpg
Se não tem experiência porque não começar por uma história que já conhece, como um livro ou um filme?


Sipnose/História
Deve criar um resumo da história que pretende contar. Não precisa ser muito grande, mas deve referir o essencial. Não se esqueça de referir em que momento a história vai começar (em algum evento, situação ou local).

Exemplo Sinopse/História


Explicação da RPG
Para facilitar a percepção da RPG deve apresentar algumas explicações mais detalhadas sobre o funcionamento do RPG. A forma mais fácil é através de uma FAQ com perguntas e respostas.

Exemplo FAQ


Lugares
Você pode colocar as imagens dos locais que podem ser utilizados para a criação da RPG pelas outras jogadoras. Ou então pode simplesmente escrever quais são esses lugares.

Exemplo Lugares


Personagens Fixas/Gerais
Além das personagens que cada jogador vai criar o narrador pode também criar outras personagens que façam parte da História. É também o narrador que escolhe se só ele pode interpretar essas personagens ou se todos os jogadores podem escrever as suas falas.

Exemplo Personagem Fixa/Geral


Personagens da RPG
Para que os jogadores possam se inscrever para a RPG têm de preencher uma ficha com os dados pedidos pelo narrador. (Podem ser os que ele entender, de acordo com a história)

Exemplo Ficha


Inscrições
Para facilitar todo o mundo ao criar a sua RPG deve indicar o seu limite de inscrições.

Exemplo de limite de inscrições


//photo.princesapop.com/br/1/78/moy/61910.jpg
É ótimo poder interpretar alguém de um livro ou filme que você é fã, fora que isso realmente te ajuda a escrever melhor, a pesquisar mais e a ler mais também e o seu desempenho na escola aumenta. Por isso ficam aqui algumas dicas para melhorar ainda mais a sua RPG.


Descreva a sua personagem
É sempre bom para ajudar o outro jogador a imaginar e tornar o jogo mais interessante, mais real. Por isso descreva a sua personagem, não só fisicamente, mas também psicologicamente:
Como é a roupa que ela usa, as cores;
Como se encontra o cabelo, a cor do cabelo, a cor dos olhos;
Fale também sobre como a personagem se sente, como vê a situação em que está em jogo, descreva a opinião dela diante das pessoas.

Descreva o ambiente em seu redor
Diga como está o tempo, a hora, o clima;
Se tem muita gente perto ou animais;
Se o lugar é feio ou bonito.

Use falas
Use o português mais correto possível;
Não abrevie palavras;
Use uma linguagem culta sem muitas gíria;
Separe de cores diferentes as falas das ações e descrições.

♥ Lembre-se que descrições e falas ajudam a tornar o jogar mais real e mais interessante! Escreva de forma a incentivar a sua criatividade e imaginação, não se limite a escrever uma linha! ♥


https://i.imgur.com/bOvbxat.gif

Offline

#3 12-03-2016, às 09h18

Rei do Fórum
Kensuke
Je suis un hôte indésirable dans votre forêt.
Mensagens: 10 950

Link da imagem externa

Fanfic é a abreviação do termo em inglês fan fiction,
ou seja, "ficção criada por fãs", mas que também pode ser chamada de Fic.

Trata-se de contos ou romances escritos por terceiros, não fazendo parte do enredo oficial dos animes, séries, mangás,livros, filmes ou história em quadrinhos a que faz referência,ou uma história inventada por eles. Os autores dessas Fics são chamados de Fictores.

Dicas
Imagem: Você poderá colocar as imagens das princesas e dos namorados do Princesa pop para representarem seus personagens.
Personagens: Poderá criar histórias com os personagens do Princesa Pop ou as jogadoras do fórum - às contate antes para darem permissão de serem incluídas na história.

Link da imagem externa
Sumário

Plano de história
Estrutura do Texto
Modelo de uma Fanfic dentro das Regras
A fala dos personagens e a Ortografia
Onomatopeias

Link da imagem externa


https://i.imgur.com/bOvbxat.gif

Offline

#4 12-03-2016, às 09h20

Rei do Fórum
Kensuke
Je suis un hôte indésirable dans votre forêt.
Mensagens: 10 950

Link da imagem externa
Link da imagem externa Usuário noob
Não tenho nada pra fazer, vou fazer uma fic! - *Clica em Nova Mensagem e começa a escrever o primeiro episódio*
Não deve fazer isso, antes de você começar a escrever uma fic, tem de ter ela quase toda terminada e bem estruturada dentro da sua cabeça, ou num documento de Word com o plano correto. Se você não fizer isto, a fic vai acabar andando sem rumo, e você vai chegar a uma altura que não saber o que mais deve escrever.
Link da imagem externa

O que a Fanfic deve conter:

- Titulo
- Tema
- Sinopse
- Capítulos


Como elaborar a história:

1. Definir um tema - Sobre o que vai ser a Fanfic?

2. Escolher os personagens - Quais personagens irão participar? (É melhor escolher de antemão, pois colocar durante a história necessita de maior elaboração.)

3. Definir a personalidade dos personagens - Ex. Como o personagem agiria se fosse insultado: ignoraria ou rebateria? A resposta depende da personalidade.

4. Local - Escolher o lugar ou lugares onde acontecerá a história.

5. Titulo - Ninguém lerá um titulo sem graça mesmo que o conteúdo seja totalmente diferente. Portanto, pense em algo que cause impacto à primeira vista e que desperte o interesse do leitor.

Link da imagem externa
Antes de começar a postar uma fic, defina um fim para cada personagem:
Se você começar a postar e só depois pensar nisso, pode ficar nada a ver o fim, decepcionando os leitores. E o fim é uma parte importante, onde tudo se resolve. Então, saiba o destino a ser traçado. Tenha uns 4 ou 5 capítulos prontos e só depois poste, porque você já tem idéia do rumo que vai tomar. Assim, você tem tempo de ir postando, por exemplo, o 1 e ir terminando o 6, o 2 e terminando o 7.. não se enrola tanto.

Link da imagem externa
--> Bem, comece com o que pode e não pode ser possível na sua história! Crie seus limites então saberá o que fazer.
--> Darei um exemplo simples: Uma garota se muda para uma nova cidade e ao chegar lá acontece um terremoto. Sua casa é destruída e ela tem de morar com seu vizinho. Um garoto rabugento que tem a sua idade e que pior, é seu colega de turma.
--> A comédia parte pra criatividade de cada escritora que vai escrever sobre o cotidiano de uma menina vivendo com um garoto.
--> Que problemas eles poderiam enfrentar?
--> Lembre-se da diferença do sexos e das personalidades e também da igualdade entre elas e use isso...

Link da imagem externa

Ambos depende de você e somente disso! Cada escritora tem seu jeito de escrever e não importa qual é o melhor, o importante é o que você escreve melhor!


A escritora que sabe usar a primeira pessoa ao seu favor saberá prender o leitor bem mais que uma em que preferiu escrever na terceira pessoa e ao contrário também! Cada escritora terá um jeito único de escrever, por isso, não se preocupe com o que é melhor. Preocupe-se com o que VOCÊ escreve melhor e sinta-se livre para abusar disso! Saiba usar isso totalmente ao seu favor, mas também lembre-se que certas histórias ficariam mais adequadas ou melhores contadas em uma das duas, por isso, analise bem como você fará sua história.

Em geral lembre-se apenas que em um roteiro até mesmo quando uma menina qualquer aparece, certas perguntas devem ser feitas:

--> De onde ela veio?
--> Com quem?
--> Por qual motivo?
--> Qual a personalidade dela?
--> E a função dela na história?
--> O que pode ou não pode acontecer com ela?
--> Ela será usada mais tarde?
--> Ela se enquadra nos limites que eu fiz?

Link da imagem externa
Para que o leitor perceba o que o escritor quer mostrar quando escreve a fic, o autor precisa descrever tudo nas mais completas características possíveis. Vou mostrar com um exemplo:

"Bruno Paulo saiu de Curitiba e seguiu para a BR-381 que o levaria a Belo Horizonte"

Eu sei que todos conhecem estas cidades, mas isso não é razão para o escritor escrever menos. Uma pessoa que não percebe nada de rodovias/cidades brasileiras iria pensar assim:

Saiu de Curitiba, ok. Foi para a BR-381... Essa rota é uma floresta, é uma planície? É o que?... E Belo Horizonte? Ele quer chegar aonde? Mas Curitiba é o quê? Uma cidade? Um pequeno vilarejo? Uma comunidade Hippie?

Por isso você deve descrever bem as paisagens e esse pormenores...

"Bruno Paulo saiu de sua cidade natal, Curitiba. E seguiu pela BR-381, uma rodovia federal cheia de eucaliptos, onde haviam vários caminhos de terra, e devido a isso quase se perdeu. O seu objetivo era chegar á capital de Minas Gerais, Belo Horizonte, que ficava bem no fim da rodovia"

Link da imagem externa

Na minha opinião, esta é a parte que mais influencia a fic... Você não DEVE NUNCA criar uma personagem principal de um momento para o outro. Tal como a própria fic, uma personagem tem que ser bem esculpida. As diferentes personagens têm de ter características muito próprias se você quer que façam sucesso...
Aqui vai vários modelos de personagens diferentes (serve tanto para homens e para mulheres):

Um cara ousado e enérgico: com personalidade semelhante ao protagonista;

Um cara sério: daqueles que normalmente fica encostado a uma árvore de braços cruzados... Personagem ideal para ser o rival... Normalmente seria bastante bom na atividade em questão e costuma ser a personagem que mais chama a atenção na fic, por isso tomem conta dele...

Um cara calmo, tímido, calado: Daqueles que escondem uma grande força interior... Normalmente usam um casaco com gola muito alta para esconder um pouco da cara

Um cara intelectual: Daqueles que usam óculos e roupas nerd, ficam sempre bem para ajudar o protagonista, caso este seja lerdo.

Link da imagem externaExistem muitas personagens interessantes que podem criar. Para isso aconselho a verem animes, filmes, livros e sintam-se a vontade de criar personagens com aspectos ou personalidades semelhantes ás personagens desses fatores...

Link da imagem externa

O que é realismo? Coisas que acontecem nas ficções mas que nunca aconteceriam na vida real.

* encontra alguém que se identifica *
Personagem 1 - Huh?
Personagem 2 - Olá, como se chama?
Personagem 1 - Cara 1
Personagem 2 - Eu sou o Cara 2
Personagem 1 - Vamos viajar para Fernando de Noronha?
Personagem 2 - Claro!
Personagem 1 - o/

Link da imagem externaMeus amigos, o mundo onde vivemos está cheio de gente com más intenções. Você se juntaria a um cara numa viagem, que não conhece de lado nenhum? Quem diz a você, que já esteve na prisão? Por isso ajude o grupo a formar-se, façam com que os personagens se conheçam melhor e ganhem confiança uns nos outros.

Link da imagem externaUma ideia errada que todos têm é: "É muito cedo para por cenas fortes" Errado! Não sigam essa ideia á risca. Sim, o protagonista não deve colocar muitas cenas fortes no inicio.. mas os vilões e rivais podem sim, para mostrar que são fortes.

Lembrem-se: A jornada começa para o protagonista, mas não para os outros.


https://i.imgur.com/bOvbxat.gif

Offline

#5 12-03-2016, às 09h22

Rei do Fórum
Kensuke
Je suis un hôte indésirable dans votre forêt.
Mensagens: 10 950

Link da imagem externa

Sinopse e Resumo

A sinopse geralmente é feita para aguçar a vontade do leitor, contando um pouco da história e dando uma ideia geral da mesma, mas sem revelar muitos detalhes ou o final da história. (como é comum encontrarmos em revistas, capas de filmes, etc.)

Resumo:
Você conta a história inteira, retirando os pontos "desnecessários" e realçando somente os principais da história, além de incluir como a obra acaba. " - Créditos: Libitina - AD

Prólogo
Prólogo é como se fosse uma introdução, pode ser contada na primeira pessoa ou na terceira. Serve de base para que o leitor entenda como tudo começa. Não é contado como capítulo. Não é obrigatório (Prólogo também pode ser chamado de Prefácio) - Não é a mesma coisa que resumo.

Epílogo
É uma conclusão. Não é muito usado, mas caso alguém queira: Vem depois do último capítulo, onde você resume o que acontece. Por exemplo: Então, fulano casou-se com sicrano, foram morar em lugar tal.. destino dos personagens. É pra dar uma idéia final, um acabamento. 


Link da imagem externa

POV's = Point Of Vision ou Ponto de vista, se traduzido. Significa que aquele personagem está descrevendo as coisas da maneira que ele vê. Exemplo:

Pedro Castanholas POV's:
A garota é muito chata

Leonardo Dicarpachio POV's
Ela era realmente linda e instigante

No ponto de vista do Pedro, ela é chata. Porém, aos olhos de Leonardo, ela é linda e instigante. Então, tudo depende da opinião, a visão de cada um.


https://i.imgur.com/bOvbxat.gif

Offline

#6 12-03-2016, às 09h24

Rei do Fórum
Kensuke
Je suis un hôte indésirable dans votre forêt.
Mensagens: 10 950

Link da imagem externa

Feito por Carolinacosta154 - ModeraPop


Titulo: [Fanfic] Mar de paixões

Sinopse: Adelina seria uma mulher como todas as outras se não fosse o seu azar nos relacionamentos. A grande questão será se ela poderá ser feliz na sua vida ou se, as mágoas são demasiado grandes para a deixar seguir em frente.


Personagens:
Até agora:

- Adelina (personagem principal)
- João Saidecampo
- Leonardo


Caracterização da personagem principal:
- Muito bonita, forte e resistente mas não insensível. Apresenta-se por cabelos muito ruivos- não pintados e por olhos verdes. Verifica-se total ausência de sardas no seu rosto perfeito. A sua cor preferida é o vermelho e veste-se como bem lhe apetece.
A nível de personalidade caracteriza-se por ser uma pessoa razoavelmente boazinha (tendo alguns momentos de malvadez) e muito responsável.

Profissão: Artista, ganha a vida a pintar quadros

Imagem da Adelina:


Link da imagem externa

Link da imagem externa


Capítulo 1 -  Desprezo

Spoiler (Clique para visualizar)




Link da imagem externa

Link da imagem externa

LEMBRETE DE REGRAS IMPORTANTES:

> Sem assuntos "sensíveis".
> Sem flood.
> Sem propaganda!
> Faça comentários construtivos (2 à 5 linhas por post).
> Comporte-se.
> Sem conflito nos tópicos. Prefira a mensagem privada.
> Preste atenção nos avisos dos moderadores.
> Por favor, leia com atenção as regras gerais do jogo e do fórum para mais detalhes.


https://i.imgur.com/bOvbxat.gif

Offline

#7 12-03-2016, às 09h26

Rei do Fórum
Kensuke
Je suis un hôte indésirable dans votre forêt.
Mensagens: 10 950

Link da imagem externa

Ao montar a história, a narrativa discursiva ou falada,
devem ser diferenciadas para a compreensão do leitor.
A ortografia correta nos proporciona uma comunicação ampla e objetiva, o que facilitará também para a equipe de moderação analisar se sua fic está dentro das regras.


Link da imagem externa

O bom uso das palavras é fundamental. Você não precisa ser expert em Língua Portuguesa e dominar todas as suas funções, regras e afins. Apenas tome cuidado com os acentos, as vírgulas, os tempos verbais e é claro, a concordância, tanto gramatical quanto verbal. Word e um dicionário são bons companheiros na hora de desenvolver qualquer escrito.

Você também pode usar algumas das Figuras Semânticas em conjunto ou não com as Figuras Sintáticas para enriquecer o seu texto. Tais como Metáfora, Prosopopeia, Antítese, Paradoxo, Hipérbato*, Assíndeto*, Eufemismo, Ironia, etc. Elas ressaltam não só a forma como o texto é produzido, mas também as personalidades dos personagens e deixam mais claras as intenções do escrito.

Link da imagem externa Texto: Textos enormes, cansam a leitura, ainda mais na frente do computador, deixam as vistas prejudicadas! O conselho de todo oftalmologista é evitar o uso contínuo do computador, tendo pelo menos intervalos. Portanto, é bom que todos os capítulos possam ter no mínimo 30 linhas e até no máximo 80 linhas. Vamos também evitar um pouco as palavras grosseiras e de baixo nível, pois vai se tratar de uma fanfic para todas as idades.


Link da imagem externa

Antes da fala tem que haver um travessão: ( — )

Ex.
     — Oi tudo bem?
     — Tudo.

Não pode colocar o nome do personagem, porque isso é usado em roteiros.

Ex.
Garota A : Oi, tudo bem?
Garota B : Tudo

2. Pensamento dos personagens: - Quando for mostrar o pensamento coloque um * no começo e outro * no fim do pensamento.

Ex. — Está tudo bem? * Nossa ele não parece bem * (Mais usado)

Ou se vocês não quiserem que fique repetitivo, usem esse:
Ex. Nossa ele não parece bem, ela pensa.


3. Concordância - Em toda história concordância é indispensável.

Ex. Eles irão ao cinema.
   Sem concordância a escrita fica sem ritmo.
Sem: Eles vai ao cinema.


4. Pontuação - é importante, pois marca as ações na história e não atrapalha a leitura.
Clique aqui para saber como fazer a pontuação sem erros.

5. Acentuação - é necessária igual a pontuação. Sem ela o leitor pode não entender bem o que foi escrito, pequenos erros fazem grandes diferenças.
Clique aqui para saber como fazer a acentuação sem erros.

Link da imagem externa

O PORQUE – junto e sem acento – é usado para introduzir explicações, causas. Ex.: Não sei o porque disso.
O PORQUÊ – junto e com acento – é empregado como substantivo de motivo, razão.
O POR QUE – separado e sem acento – é usado equivalendo a "pelo qual, pelos quais, pela qual, pelas quais"
O POR QUÊ – separado e com acento – é usado no final da frase interrogativa

Link da imagem externa

Pedir conselhos: Depois de acabar sua fanfic, mostre-a para algum amigo/Beta Reader, assim você poderá ver outros erros.
Microsoft Word: O programa corrige erros, formata imagens e tem vários outros recursos, bem como conta o número de palavras.
     
Link da imagem externa

Travessão [ — ]: Para indicar mudança de interlocutor e para isolar palavras ou expressões.
Hífen [ - ]: Para unir palavras compostas (ex.: couve-flor) e fazer a translineação (divisão de uma palavra no final de linha).


https://i.imgur.com/bOvbxat.gif

Offline

#8 12-03-2016, às 09h28

Rei do Fórum
Kensuke
Je suis un hôte indésirable dans votre forêt.
Mensagens: 10 950

Link da imagem externa


É uma figura de linguagem na qual se reproduz um som com um fonema ou palavra. Ruídos, gritos, canto de animais, sons da natureza, barulho de máquinas, o timbre da voz humana fazem parte do universo das onomatopeias.

Link da imagem externa

Alguns exemplos de Onomatopeias que vocês podem usar, para deixarem as fanfics muito mais realisticas e animadas:

Spoiler (Clique para visualizar)





Link da imagem externa

e para finalizar, lembrem-se:
Link da imagem externa


https://i.imgur.com/bOvbxat.gif

Offline

Tópico fechado

Páginas : 1